A SAIC divulgou nesta semana o IM LS9, utilitário esportivo de grande porte que combina bateria de 66 kWh a um motor 1.5 turbo usado apenas como gerador. O sistema de autonomia estendida garante alcance declarado de 1.508 km com o tanque e a carga completos, segundo dados do ciclo chinês CLTC.
Plataforma focada em longas distâncias
O conceito adotado pela fabricante mantém o propulsor a combustão desligado das rodas; ele funciona exclusivamente para abastecer o conjunto elétrico quando a bateria se aproxima do limite. Somente no modo totalmente elétrico, a autonomia chega a 402 km.
Itens de chassi e suspensão
Montado sobre o chassi digital Lingxi 3.0, o LS9 traz direção ativa nas quatro rodas com esterço traseiro de até 24° e suspensão pneumática de câmara dupla com curso de 150 mm, soluções voltadas a melhorar o raio de giro em baixa velocidade e a estabilidade em viagens.
Dimensões de utilitário executivo
Com 5.279 mm de comprimento e entre-eixos de 3.160 mm, o modelo entra no segmento dos SUVs grandes. A carroceria recebeu dianteira selada para reduzir arrasto, rodas com desenho aerodinâmico e spoiler traseiro ampliado.
Cabine conectada
O interior repete o layout de outros veículos da marca, com duas telas MiniLED de 27,1 pol. em resolução 5K e um terceiro display de 15,6 pol. Entre os confortos, há compartimento refrigerado ajustável entre 6 °C e 50 °C, assento traseiro de “gravidade zero” e sistema de som B&O.
Imagem: Internet
Sensores e próxima versão
Para assistência de condução, o SUV incorpora LiDAR de 520 linhas e processador Nvidia Thor. A SAIC não detalhou os recursos que estarão ativos no lançamento, mas já confirmou uma edição Hyper do LS9 para o primeiro trimestre de 2026.
Embora não haja previsão de chegada ao Brasil, o lançamento reforça a estratégia de montadoras asiáticas de oferecer veículos eletrificados capazes de percorrer grandes distâncias sem depender integralmente de estações públicas de carregamento.
Com informações de IG Carros