A Renault apresentou na Europa o novo Twingo E-Tech, versão 100% elétrica que marca o retorno do modelo produzido originalmente nos anos 1990. Lançado mais de três décadas depois do primeiro Twingo, o hatch mantém a proposta de carro urbano prático e acessível.
Motor, bateria e autonomia
O Twingo elétrico utiliza um motor de 60 kW (82 cv) alimentado por bateria LFP, capaz de percorrer até 263 km com uma carga. Segundo a fabricante, o preço ficará abaixo de 20 mil euros (aproximadamente R$ 118,4 mil), posicionando o veículo entre os elétricos mais baratos do mercado europeu.
Design compacto e interior versátil
Mesmo eletrificado, o modelo preserva características do antecessor: carroceria compacta, ampla visibilidade e bancos traseiros corrediços e rebatíveis, que ampliam o espaço interno. O painel analógico deu lugar a uma tela digital equipada com o sistema OpenR Link baseado no Google.
Histórico do Twingo
O Twingo original foi revelado no Salão de Paris de 1992 e chegou ao Brasil em 1994, equipado com motor 1.2 de 55 cv. No país, vendeu cerca de 12 mil unidades até 2002, enquanto a produção global ultrapassou 2 milhões de exemplares. Em alguns mercados, a fabricação do modelo anterior só terminou no fim do ano passado.
Imagem: Internet
Planos da Renault para o Brasil
Apesar do retorno do nome Twingo, a Renault não incluiu o novo E-Tech em seu portfólio brasileiro. A estratégia local segue focada no Megane E-Tech e no Kwid elétrico.
Com informações de IG Carros