Volvo EX90 estreia no Brasil com luxo, alta tecnologia e preço de R$ 849,9 mil

São Paulo – Pensado para ser o novo carro-chefe da Volvo, o SUV elétrico EX90 começa a ser vendido no Brasil depois de um desenvolvimento marcado por atrasos de software e ajustes de segurança. O modelo chega na configuração Performance Ultra Performance, tabelada em R$ 849.950.

Projeto afetado por falhas de software

Apresentado mundialmente no fim de 2022 como o primeiro Volvo “definido por software”, o EX90 teve a produção em Charleston (Estados Unidos) adiada por mais de um ano. Problemas em sistemas como assistente de tráfego cruzado, controle de velocidade em curvas, Apple CarPlay sem fio, carregamento bidirecional e lidar obrigaram a marca a rever prazos.

Plataforma e motorização

O utilitário utiliza a nova arquitetura SPA2, composta por 15% de aço reciclado e 25% de alumínio reciclado. A única bateria oferecida no país é a CATL de 111 kWh, homologada para 459 km pelo ciclo InMetro. Dois motores elétricos garantem tração integral, 517 cv (242 cv dianteiros e 272 cv traseiros) e 92,8 kgfm de torque, permitindo 0–100 km/h em 4,9 s e velocidade máxima limitada a 180 km/h.

Dimensões e aerodinâmica

Com 5,04 m de comprimento, 1,96 m de largura e 2,99 m de entre-eixos, o EX90 exibe linhas limpas, grade fechada, maçanetas embutidas e rodas carenadas. O coeficiente de arrasto é de 0,29 Cx, valor competitivo para um SUV de três fileiras.

Cabine minimalista

O interior segue o design escandinavo, mesclando madeiras claras, materiais sustentáveis e iluminação ambiente sofisticada. Há três fileiras de bancos — a última mais adequada a crianças —, suspensão a ar, isolamento acústico e sistema de áudio Bowers & Wilkins com 25 alto-falantes.

A central de 14,5” utiliza o sistema operacional Google Automotive com conexão 5G. Apesar disso, oferece apenas Apple CarPlay; Android Auto ainda não está disponível. Falhas pontuais foram registradas no funcionamento da chave tipo cartão.

Pacote de segurança

Sensores, câmeras, radares e lidar geram visão de 360° em tempo real alimentada por computador central de alto desempenho. O conjunto permite condução semiautônoma de nível 3 em condições específicas, com desempenho comparável aos sistemas mais avançados do mercado.

Impressões de condução

Com quase 2.800 kg, o EX90 se mostra silencioso e suave. A suspensão a ar e o centro de gravidade baixo conferem agilidade incomum para o porte. No teste, o consumo médio ficou em 4 km/kWh, o que indicaria autonomia prática próxima de 400 km — abaixo dos 459 km homologados.

O modo de frenagem regenerativa se ajusta ao estilo do motorista, e a distribuição de peso contribui para estabilidade, ainda que o foco seja o conforto, não a esportividade.

Apesar dos ajustes eletrônicos em curso, a Volvo aposta que o conjunto de luxo, segurança e tecnologia do EX90 consolidará o modelo como referência entre os SUVs elétricos premium vendidos no país.

Com informações de MotorDream

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

toto macau situs toto situs slot desabet desabet situs slot situs slot situs togel situs toto toto macau situs toto situs toto situs toto situs toto punktoto situs toto KUDAHOKI KUDAHOKI toto macau toto macau situs toto jambitoto situs toto gerhanatoto kudahoki gerhanatoto desabet desabet desabet desabet desabet desabet sahamtoto balislot wargatoto desabet wargahoki situs toto desabet bugistoto desabet desabet desabet slot gacor situs toto slot depo 5k slot gacor slot gacor bandar togel slot gacor judi bola slot gacor slot777 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor toto 4d slot gacor slot88 slot gacor toto slot slot gacor situs toto hongkong pools
  • toto slot/li>
  • hk pools
  • situs slot/li>