Volkswagen Tera assume a ponta entre SUVs e reduz vendas de outros modelos da própria marca

São Paulo – Recém-chegado às concessionárias, o Volkswagen Tera já ocupa o primeiro lugar entre os utilitários-esportivos vendidos no Brasil e provocou queda expressiva nos emplacamentos de modelos da própria fabricante alemã.

Canibalização interna

Entre agosto e setembro, as vendas do antigo líder T-Cross caíram de 7.702 para 4.736 unidades – recuo de duas em cada cinco entregas. Segundo dados do mercado, o volume perdido pelo T-Cross, somado a parte das vendas de Polo e Nivus, migrou para o novo SUV de entrada da marca, movimento conhecido no setor como autofagia.

Mercado de SUVs em alta

O avanço do Tera acontece em um cenário no qual os utilitários representam 54,2% dos carros de passeio vendidos no país, enquanto os hatches, antes dominantes, respondem por 31,4%.

Preço como trunfo

Disponível a partir de R$ 105.890 na versão 1.0 MPI manual e chegando a R$ 141.890 na configuração Highline 170 TSI automática (R$ 147.890 com pintura metálica e pacote Outfit), o Tera custa apenas 10% a mais que o Polo equivalente, mas é 15% mais barato que o Nivus e 23% inferior ao T-Cross com pacotes semelhantes.

Conjunto mecânico

Nas versões turbinadas, o SUV utiliza o motor 1.0 de três cilindros 170 TSI, que entrega 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, além de 16,8 kgfm de torque. O propulsor trabalha com o câmbio automático de seis marchas AQ160, mais leve que o AQ250 empregado nos modelos 200 TSI da linha.

Equipamentos principais

No acabamento Highline, o Tera oferece controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, seis airbags, câmera de ré com sensores dianteiros e traseiros, iluminação full LED e freios a disco nas quatro rodas. Entre os itens de conforto, traz ar-condicionado automático, chave presencial, painel digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas com espelhamento sem fio, carregador por indução e porta-malas de 350 litros.

Dimensões e consumo

Construído sobre a plataforma MQB A0, o utilitário mede 4,15 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,48 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. O peso em ordem de marcha é de 1.169 kg. De acordo com o Inmetro, o consumo é de 9,0 km/l (etanol) e 12,9 km/l (gasolina) em percurso urbano, e 10,3 km/l (etanol) e 14,8 km/l (gasolina) em rodovias.

Com informações de Motordream/IG Carros

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