Futurliner, o híbrido de caminhão e ônibus da GM criado para exibir o futuro

Desenvolvido em 1940 pelo designer e vice-presidente da General Motors, Harley Earl, o Futurliner foi concebido para apresentar ao público as inovações que a montadora imaginava para as décadas seguintes. O modelo misturava características de caminhão e ônibus, trazia equipamentos como televisão, micro-ondas e som estéreo — itens que ainda levariam anos para se popularizar — e servia como palco itinerante de demonstrações tecnológicas.

Projeto robusto

Cada unidade pesava mais de 12 toneladas e recebia um motor Detroit Diesel de 120 cv. A carroceria contava com 19 portas e oito rodas distribuídas em dois eixos. O sistema hidráulico, porém, enfrentava dificuldades para girar o conjunto, e os freios, instalados em cada roda, mostraram-se insuficientes: após uma colisão entre dois veículos, foi determinada distância mínima de 90 m entre eles durante as viagens.

Ao todo, 12 Futurliners foram construídos; nove ainda existem. Um deles foi arrematado em 2006 por US$ 4,1 milhões, montante que corresponderia a cerca de US$ 35 milhões hoje, ou mais de R$ 186 milhões.

Detalhes de bordo

Na dianteira, um logotipo dourado da GM e quatro faróis chamavam a atenção. O acesso era feito por duas portas frontais com escada interna, que levava a uma cabine para apenas três ocupantes. O teto recebia um sistema de iluminação retrátil.

O trem de força incluía dois tanques de diesel, cada um com 170 litros. Nas primeiras unidades, a velocidade máxima era de 64 km/h. Em 1953, o veículo ganhou motor GMC 302 ci de seis cilindros e nova caixa de marchas, elevando o limite a 80 km/h.

Parade of Progress

A estreia dos Futurliners ocorreu na Feira Mundial de Nova York de 1939, que apresentou novidades como as primeiras televisões e o nylon. Após o evento, os veículos passaram a integrar a caravana Parade of Progress, acompanhados por 32 automóveis de apoio.

A turnê realizou cerca de 150 paradas nos Estados Unidos e no Canadá entre 1940 e 1941, sendo interrompida pela Segunda Guerra Mundial. O projeto voltou à estrada em 1953 e, em 1955, uma linha de montagem em miniatura chamada “A Car is Born” foi instalada dentro de um dos Futurliners. A caravana terminou em 1956, em parte devido à rápida popularização da televisão, tecnologia que o próprio show ajudou a divulgar.

Estima-se que a Parade of Progress tenha atraído aproximadamente 13 milhões de pessoas em quase 300 cidades.

Com informações de Carros iG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

toto macau situs toto situs slot desabet desabet situs slot situs slot situs togel situs toto toto macau situs toto situs toto situs toto situs toto punktoto situs toto KUDAHOKI KUDAHOKI toto macau toto macau situs toto jambitoto situs toto gerhanatoto kudahoki gerhanatoto desabet desabet desabet desabet desabet desabet sahamtoto balislot wargatoto desabet wargahoki situs toto desabet bugistoto desabet desabet desabet slot gacor situs toto slot depo 5k slot gacor slot gacor bandar togel slot gacor judi bola slot gacor slot777 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor toto 4d slot gacor slot88 slot gacor toto slot slot gacor situs toto hongkong pools
  • toto slot/li>
  • hk pools
  • situs slot/li>
  • bandar togel
  • slot gacor
  • rejekibet
  • hk pools
  • situs hk pools
  • situs togel
  • slot gacor