Proprietários do Fisker Ocean fundam associação e criam estrutura própria para manter SUV elétrico após falência

Quem: cerca de 11 mil compradores do Fisker Ocean, liderados por Sean Fleming e reunidos na Fisker Owners Association (FOA).

O que: organização independente para fornecer peças, software e suporte ao SUV elétrico depois da falência da Fisker.

Quando: após o colapso da montadora em junho de 2024.

Onde: operações distribuídas entre Estados Unidos e Europa.

Como: cobrança de anuidade, criação de três empresas derivadas e desenvolvimento de aplicativo próprio.

Por quê: evitar que veículos de US$ 70 mil fiquem inutilizados por falta de assistência.

Associação reúne mais de 4 mil membros

A FOA conta com mais de 4 mil proprietários que pagam US$ 550 por ano. A receita estimada em US$ 3 milhões viabiliza suporte técnico e logístico aos veículos, que oferecem autonomia de 350 milhas e recursos como o “California Mode”, mas sofrem com travamentos de software, fechaduras defeituosas e falhas eletrônicas.

Três empresas cuidam de peças e software

Para contornar a falta de fábrica e de peças originais, a associação criou três negócios:

  • Tsunami Automotive – abastece a América do Norte, comprando componentes em leilões de seguradoras e produzindo sob medida.
  • Tidal Wave – realiza trabalho similar na Europa.
  • UnderCurrent Automotive – liderada por ex-funcionários de Apple e Google, desenvolveu o aplicativo OceanLink Pro, usado por mais de 1.200 motoristas para monitoramento de bateria, climatização e integração com Android Auto e Apple CarPlay.

Desvalorização e recalls agravam cenário

Desde a falência, o valor de revenda caiu mais de 40%, segundo a CarGurus. Alguns proprietários relataram ofertas de troca de apenas US$ 3 mil. Em agosto, quase 8 mil unidades foram convocadas para recall devido a falha no freio regenerativo, e há registros de desligamento inesperado em curvas.

Compra em lote e impasse com atualizações

A americana American Lease adquiriu 3.200 unidades não vendidas por US$ 46 milhões e as disponibilizou para motoristas de Uber e Lyft. A FOA tentou fornecer atualizações de software, mas a parceria estagnou por divergências sobre a execução dos recalls.

Fundador permanece ausente

Henrik Fisker, que idealizou o Ocean, não se manifestou publicamente desde o colapso da empresa. A ausência é criticada por especialistas do setor, enquanto os proprietários continuam buscando soluções independentes para manter os SUVs rodando.

“Se falharmos, a Fisker será lembrada como o Fyre Festival dos carros elétricos”, resume o tesoureiro da FOA, Clint Bagley, referindo-se ao risco de ver veículos de luxo transformados em peças de garagem sem funcionalidade.

Com informações de Notícias Automotivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

toto macau situs toto situs slot desabet desabet situs slot situs slot situs togel situs toto toto macau situs toto situs toto situs toto situs toto punktoto situs toto KUDAHOKI KUDAHOKI toto macau toto macau situs toto jambitoto situs toto gerhanatoto kudahoki gerhanatoto desabet desabet desabet desabet desabet desabet sahamtoto balislot wargatoto desabet wargahoki situs toto desabet bugistoto desabet desabet desabet slot gacor situs toto slot depo 5k slot gacor slot gacor bandar togel slot gacor judi bola slot gacor slot777 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor toto 4d slot gacor slot88 slot gacor toto slot slot gacor situs toto hongkong pools
  • toto slot/li>
  • hk pools
  • situs slot/li>
  • bandar togel
  • slot gacor
  • rejekibet
  • hk pools
  • situs hk pools
  • situs togel
  • slot gacor