A Skoda ultrapassou o patamar de 4 milhões de SUVs fabricados, consolidando a participação desse tipo de veículo em aproximadamente 55% das entregas globais da marca tcheca.
Sete séries de utilitários esportivos
O primeiro SUV moderno da empresa foi o Yeti, lançado em 2009. Hoje, o portfólio soma sete famílias: Kylaq, Kushaq, Kamiq, Karoq, Kodiaq e os elétricos Elroq e Enyaq, este último também disponível na versão Coupé.
Produção espalhada pelo mundo
Além das fábricas europeias, a Skoda monta o Kushaq a partir de kits CKD enviados da Índia para uma nova planta no Vietnã inaugurada neste ano. Na Índia, os modelos desenvolvidos localmente impulsionaram expressivo crescimento nas vendas.
Elétricos em alta na Europa
Os SUVs elétricos Elroq e Enyaq figuram entre os mais vendidos da categoria em diversos mercados europeus. Somente no primeiro semestre, a montadora entregou 72 mil utilitários esportivos movidos a bateria no continente.
Desempenho no primeiro semestre
Entre os modelos mais comercializados da Skoda no período, o Kodiaq ocupou a segunda posição com 64,8 mil unidades, logo à frente do compacto Kamiq, que somou 64,1 mil exemplares.
Imagem: Internet
Novidades a caminho
Na semana passada, a empresa apresentou o protótipo Epiq, um SUV elétrico equivalente ao Volkswagen ID. Cross. A versão de produção está prevista para o próximo ano, juntamente com um modelo derivado do conceito Vision 7S.
Com informações de Notícias Automotivas