Volvo anuncia EX90 2026 com arquitetura de 800 V e irrita proprietários da versão 2025

A Volvo confirmou nesta semana uma atualização ampla para o SUV elétrico EX90 na linha 2026. O novo modelo passará a utilizar arquitetura elétrica de 800 V, capaz de receber até 350 kW em carregadores rápidos e recuperar aproximadamente 250 km de autonomia em 10 minutos. A mudança acontece apenas um ano após o lançamento da versão 2025, equipada com sistema de 400 V limitado a 250 kW e ganho de cerca de 180 km no mesmo intervalo.

Segundo a fabricante, a diferença de voltagem exige alterações estruturais que impossibilitam o retrofit nos veículos já vendidos. Dessa forma, proprietários do EX90 2025 não poderão migrar para o novo padrão de 800 V.

Central eletrônica poderá ser trocada

Apesar da limitação no conjunto de alta voltagem, a Volvo informou que o computador central baseado em chips Nvidia Drive AGX Orin será compatível com os utilitários de 2025. A substituição deverá ser agendada em concessionárias e promete aprimorar funções de segurança, assistência ao motorista e conectividade. O sistema atinge 500 TOPS (trilhões de operações por segundo) e inclui:

  • Alertas de risco à frente, acidentes ou pista escorregadia;
  • Parada de emergência automática se o condutor não reagir aos avisos;
  • Reconhecimento avançado do ambiente ao redor do veículo.

Outras novidades da linha 2026

O EX90 2026 receberá motores e baterias mais leves, embora os números finais ainda não tenham sido divulgados. Hoje, o EX90 Twin Motor entrega 402 cv e 77,6 kgfm, e a configuração Performance alcança 510 cv, 91,2 kgfm e 0-100 km/h em 4,7 s. A nova versão também adiciona teto panorâmico eletrocrômico, cuja transparência pode ser ajustada por botão.

Enquanto diversas montadoras migram para o conector NACS (padrão Tesla) nos Estados Unidos, a Volvo optou por manter o plugue CCS no EX90 2026. Um adaptador para NACS será oferecido de série para uso na rede em expansão no país.

As mudanças destacam a velocidade com que a marca sueca evolui seu SUV elétrico, mas também geram frustração entre clientes que adquiriram a versão 2025 e não terão acesso ao novo sistema de 800 V.

Com informações de Notícias Automotivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

toto macau situs toto situs slot desabet desabet situs slot situs slot situs togel situs toto toto macau situs toto situs toto situs toto situs toto punktoto situs toto KUDAHOKI KUDAHOKI toto macau toto macau situs toto jambitoto situs toto gerhanatoto kudahoki gerhanatoto desabet desabet desabet desabet desabet desabet sahamtoto balislot wargatoto desabet wargahoki situs toto desabet bugistoto desabet desabet desabet slot gacor situs toto slot depo 5k slot gacor slot gacor bandar togel slot gacor judi bola slot gacor slot777 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor toto 4d slot gacor slot88 slot gacor toto slot slot gacor situs toto hongkong pools
  • toto slot/li>
  • hk pools
  • situs slot/li>
  • bandar togel
  • slot gacor
  • rejekibet
  • hk pools