Se você está pensando em comprar ou trocar de carro, este é o momento ideal! Diversos modelos de carros usados, repletos de equipamentos e tecnologias, estão apresentando uma desvalorização significativa na Tabela FIPE. Neste artigo, vamos explorar algumas das melhores opções disponíveis no mercado, destacando suas características, desempenho e, claro, a queda nos preços. Prepare-se para conhecer os carros que podem ser a sua próxima aquisição!
Volkswagen Jetta
O Volkswagen Jetta, lançado em 2015, é um dos carros que merece destaque. Com um motor 1.4 Turbo na versão de entrada e suspensão independente nas quatro rodas, o Jetta é um carro bem equipado e confiável. Em 2015, ele passou a ter duas versões de entrada: Trend Line e Comfortline. A versão Comfortline é a mais recomendada, pois oferece mais itens de série e opcionais, como airbags frontais, laterais e de cortina, controle de estabilidade e tração, assistente de partidas em rampas, sensores de estacionamento, ar-condicionado digital, bancos em couro, piloto automático, entre outros.
Em termos de desempenho, o Jetta acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 203 km/h. O consumo é outro ponto forte, com uma média de 10,3 km/l na cidade e 13,8 km/l na rodovia. Em agosto do ano passado, um Volkswagen Jetta Comfortline 1.4 TSI de 2016 custava R$ 79.600. Hoje, após uma desvalorização, ele pode ser encontrado por R$ 73.600.
Volkswagen Voyage
O Volkswagen Voyage também é uma opção interessante. Durante a pandemia, o modelo 0 km chegou a ultrapassar os R$ 100.000, mas agora está apresentando uma boa desvalorização. O Voyage é conhecido por sua robustez e baixo custo de manutenção. Equipado com motor 1.6 EA111 Flex, ele gera 120 cavalos com álcool e 110 cavalos com gasolina. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático convencional de seis marchas.
Em termos de consumo, o Voyage faz cerca de 8 km/l na cidade com álcool e 11,1 km/l com gasolina. Na rodovia, esses números passam para 10,1 km/l com álcool e 14,3 km/l com gasolina. Em agosto de 2023, um Volkswagen Voyage 1.6 Automático de 2022 custava R$ 74.363. Agora, ele está custando R$ 67.290.
Nissan Sentra
O Nissan Sentra é outro carro que merece atenção. A partir de 2017, ele recebeu uma reestilização que o mantém atual até hoje. O Sentra sofre uma desvalorização maior no mercado de usados, o que o torna um excelente custo-benefício. A versão topo de linha SL é a mais recomendada, pois vem completa com seis airbags, controle de estabilidade e tração, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, alerta de colisão frontal, faróis de LED, teto solar, entre outros itens.
O motor 2.0 MR20DE Flex gera 140 cavalos e 20 kg de torque, com câmbio CVT. O consumo é bom, com uma média de 6,7 km/l na cidade com álcool e 9,9 km/l com gasolina. Na rodovia, esses números melhoram para 9,1 km/l com álcool e 12,7 km/l com gasolina. Um Nissan Sentra SL de 2022 custava R$ 95.120 há um ano. Atualmente, ele está custando R$ 86.204.
Ford EcoSport
O Ford EcoSport, especialmente a versão Titanium lançada em 2018, é um carro bem completo e confiável. Equipado com motor 2.0 Duratec Direct Flex, ele gera 176 cavalos com álcool e 170 cavalos com gasolina. O câmbio é automático convencional de seis marchas. A versão Titanium vem com teto solar, bancos em couro, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, sistema de som premium da Sony, entre outros itens.
O desempenho é bom, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e velocidade máxima de 180 km/h. O consumo é de 6,1 km/l na cidade com álcool e 8,8 km/l com gasolina. Na rodovia, faz 8,3 km/l com álcool e 12 km/l com gasolina. Em agosto de 2023, um Ford EcoSport Titanium de 2018 custava R$ 78.300. Agora, ele está custando R$ 73.740.
Chevrolet Cruze
O Chevrolet Cruze de segunda geração é um dos médios usados com melhor custo-benefício. Equipado com motor 1.4 Turbo Ecotec Flex, ele gera 153 cavalos com álcool e 150 cavalos com gasolina. O câmbio é automático convencional de seis marchas. A versão LTZ, topo de linha, vem com airbags frontais, laterais e de cortina, controle de estabilidade e tração, assistente de partidas em rampas, câmera de ré, sensores de estacionamento, bancos em couro, sistema de som multimídia, entre outros itens.
O desempenho é impressionante, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9 segundos e velocidade máxima de 214 km/h. O consumo é de 7,6 km/l na cidade com álcool e 11,2 km/l com gasolina. Na rodovia, faz 9,6 km/l com álcool e 14 km/l com gasolina. Um Chevrolet Cruze Sport6 LTZ de 2017 custava R$ 93.000 há um ano. Atualmente, ele está sendo avaliado em R$ 86.574.
Ford Ka Titanium
O Ford Ka Titanium é um carro compacto com uma versão topo de linha bem equipada. Equipado com motor 1.5 Dragon Flex, ele gera 136 cavalos com álcool e 128 cavalos com gasolina. O câmbio é automático convencional de seis marchas. A versão Titanium vem com airbags frontais, laterais e de cortina, controle de estabilidade e tração, câmera de ré, assistente de partidas em rampas, sensores de estacionamento, ar-condicionado digital, piloto automático, bancos em couro, chave presencial, sistema multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, entre outros itens.
O desempenho é bom, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e velocidade máxima de 181 km/h. O consumo é de 7,6 km/l na cidade com álcool e 10,1 km/l com gasolina. Na rodovia, faz 10,1 km/l com álcool e 14,4 km/l com gasolina. Um Ford Ka Titanium Sedan de 2021 custava R$ 81.600 no ano passado. Atualmente, o valor caiu para R$ 68.947.
Renault Captur
O Renault Captur, lançado em 2017, é um Duster mais bonito e mais caro. Equipado com motor 2.0 F4R Flex, ele gera 148 cavalos com álcool e 143 cavalos com gasolina. O câmbio é automático convencional de quatro marchas. A versão Intense, topo de linha, vem com quatro airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partidas em rampas, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado automático, volante com regulagem de altura, vidros, travas e retrovisores elétricos, sensor de chuva e crepuscular, farol de neblina, isofix, apoio de braço, sistema de som com Bluetooth, entre outros itens.
O desempenho é razoável, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e velocidade máxima de 179 km/h. O consumo é de 6,2 km/l na cidade com álcool e 8,8 km/l com gasolina. Na rodovia, faz 7,3 km/l com álcool e 10,8 km/l com gasolina. Em agosto de 2023, um Renault Captur Intense de 2017 custava R$ 76.000. Atualmente, ele está custando R$ 70.819.
Essas foram as opções que separamos para você. Deixe nos comentários quais dessas opções você levaria para casa. Forte abraço, valeu e fui!