O mercado automobilístico está em constante evolução, e com isso, alguns modelos de carros acabam ficando ultrapassados e são descontinuados. No Brasil, não é diferente, e este ano veremos a despedida de alguns veículos que, por diversos motivos, deixarão de ser oferecidos no país. Neste artigo, vamos discutir sobre 5 carros que estão prestes a sair de cena no mercado brasileiro e o que isso significa para os consumidores e entusiastas de automóveis.
Nissan Sentra: O Sedan Médio Japonês
O Nissan Sentra é conhecido por ser um dos melhores custo-benefício de seu segmento, oferecendo um pacote atraente por um preço justo. Com um visual ainda considerado bonito e um conjunto ótico dianteiro full LED, o Sentra tem muito a oferecer. No entanto, com a chegada de uma atualização já realizada no México, onde o carro é fabricado, o modelo atual sairá de linha no Brasil para se alinhar às novas versões internacionais.
A reestilização do Sentra já foi feita em seu país de origem e deverá chegar ao Brasil ainda neste primeiro trimestre de 2023, tornando o modelo atual uma escolha menos atraente para quem não deseja perder dinheiro em curto prazo.
Citroen C4 Cactus: O Crossover Compacto Francês
Lançado no Brasil em 2019, o Citroen C4 Cactus chegou ao país já desatualizado em relação ao mercado global. Com um visual que começa a mostrar sinais de cansaço, o C4 Cactus ainda oferece alguns atrativos como luzes diurnas e assinatura das lanternas em LED. No entanto, a Citroen decidiu aposentar o SUV e focar em modelos derivados do C3. Com isso, o C4 Cactus sairá de linha no Brasil, sem receber atualizações futuras. Para quem está de olho nos preços, o C4 Cactus atualmente varia entre R$ 111.490 e R$ 140.990.
Toyota Yaris Hatch: O Compacto Japonês
O Toyota Yaris Hatch é um modelo que, apesar de ter seus fãs, não conseguiu se destacar tanto quanto o Sedan no mercado brasileiro. Com a chegada da nova geração apenas para o modelo Sedan e a aposta da Toyota em uma variação SUV do Yaris, o hatch não receberá uma nova geração e sairá de linha no Brasil. A Toyota planeja manter o hatch por mais alguns anos, mas sem um substituto direto, o que pode ser uma decepção para os fãs do modelo. Os preços atuais do Yaris Hatch variam entre R$ 90.790 e R$ 122.990.
Hyundai Kona: O SUV Compacto
O Hyundai Kona é um SUV compacto que ganhou popularidade em mercados como a América do Norte, mas chegou tardiamente ao Brasil. Com um design moderno e uma lista de equipamentos completa, incluindo assistentes de condução semiautônomos, o Kona é uma opção interessante, porém datada. A geração atual do Kona saiu de linha globalmente no final de 2022, sendo substituída por um modelo mais atual e atraente. No Brasil, o Kona continuará à venda até o esgotamento dos estoques, mas depois disso, sairá de linha. O Kona híbrido é vendido por R$ 169.990, e há também uma versão 100% elétrica disponível.
Hyundai Creta Action: O SUV Compacto Acessível
O Hyundai Creta Action é a versão de entrada da primeira geração do Creta, que ainda convive com a segunda geração no mercado brasileiro. O Creta Action oferece uma alternativa mais acessível para quem não pode adquirir o modelo mais recente. No entanto, com a reestilização da segunda geração prevista para chegar ao Brasil, o Creta Action sairá de linha em 2024. Atualmente, o Creta Action custa R$ 111.990, enquanto a segunda geração começa em R$ 135.990. Com a saída do Creta Action, espera-se uma redução nos preços, o que pode torná-lo uma opção mais atraente no curto prazo.
Conclusão
A descontinuação de modelos de carros é uma realidade do mercado automobilístico, influenciada por fatores como atualizações de linha, estratégias de marca e preferências dos consumidores. Para os entusiastas e consumidores, é importante estar atento às mudanças e avaliar as implicações de adquirir um veículo que está prestes a sair de linha.
Embora possa haver oportunidades de negócio, é essencial considerar fatores como depreciação e disponibilidade de peças no futuro. Os 5 carros mencionados neste artigo são apenas alguns exemplos dos veículos que dirão adeus ao mercado brasileiro, e certamente outros seguirão o mesmo caminho à medida que a indústria automotiva continua a evoluir.