Lançamento BYD Song Pro
O mercado automobilístico brasileiro recebe uma nova opção de SUV híbrido plug-in com o lançamento do BYD Song Pro. Posicionando-se como o SUV híbrido plug-in mais acessível do país, o Song Pro chega em duas versões: a GL, com preço inicial de R$ 189.800, e a GS, mais completa, custando R$ 199.800. O novo modelo se destaca por ser ligeiramente mais comprido que o Song Plus, embora seja menor em outras dimensões, incluindo o porta-malas. Sob o capô, o Song Pro é equipado com um motor a combustão 1.5 aspirado, exclusivamente a gasolina, que fornece 98 cavalos de potência e 12,4 kg de torque, além de um motor elétrico de 197 cavalos e 30,6 kg de torque. A capacidade da bateria varia entre as versões, sendo 12,9 kWh para a GL e 18,3 kWh para a GS, com autonomias elétricas ainda não certificadas pelo INMETRO no Brasil, mas que prometem ser de 71 km e 110 km, respectivamente, segundo o ciclo chinês.
Nova Amarok 2025
A Volkswagen deu aos fãs um vislumbre do que esperar da nova Amarok 2025, revelando as primeiras imagens da picape reestilizada sem camuflagem. O design da nova Amarok bebe diretamente da fonte da Saveiro, gerando expectativas de mudanças significativas na cabine e na adoção de novas tecnologias. No entanto, flagras recentes do interior da picape indicam que o volante permanecerá o mesmo, assim como o painel analógico e a multimídia com tela de dimensões modestas. Ainda assim, há esperanças de que versões mais completas tragam novidades como itens opcionais. O lançamento está confirmado para o meio de agosto, durante a Festa do Peão de Barretos.
Peugeot 2008
A Peugeot está se preparando para lançar a nova geração do SUV 2008 no Brasil, com a produção já em andamento na Argentina. Um dos destaques é a confirmação de uma nova versão GT, que promete ser a mais completa oferecida no país. A versão GT contará com um painel digital e freio de estacionamento eletrônico, entre outros recursos. No entanto, o motor será o conhecido 1.0 turboflex, capaz de entregar até 130 cavalos de potência, o mesmo utilizado em outros modelos da marca. A transmissão será automática CVT, e a Peugeot enfatiza o conforto e a esportividade do novo 2008 GT, apesar de algumas críticas quanto à escolha do motor para uma versão que carrega a nomenclatura GT.
Fiat Panda Fastback
A Fiat revelou mais detalhes do grande Panda na Europa, um modelo que pode servir de inspiração para o novo Argo previsto para 2026. Com um design simpático e características marcantes, como a grade frontal e as lanternas traseiras cobertas por uma capa de plástico transparente, o grande Panda promete ser uma opção atraente no segmento. O interior remete ao Panda original de 1980, com um conjunto de painel de instrumentos digital e multimídia integrados em uma espécie de oval. A plataforma utilizada é a Smart Car da Stellantis, e o grande Panda poderá contar com um motor 1.2 de três cilindros de 100 cavalos. Além disso, a Fiat também detalhou a versão elétrica do grande Panda, que terá um motor elétrico de 113 cavalos e baterias de lítio ferrofosfato com 44 kWh de capacidade, oferecendo uma autonomia elétrica de 320 km no ciclo europeu.
Imposto do Pecado
Uma decisão controversa tomada pela câmara dos deputados incluiu os carros elétricos no chamado “imposto do pecado”, gerando críticas e preocupações no setor automotivo. Esse imposto, destinado a produtos que supostamente causam danos à saúde ou ao meio ambiente, excluiu itens como armas de fogo e caminhões a diesel, mas incluiu veículos elétricos. A justificativa para tal medida é a preocupação com o descarte ambientalmente seguro das baterias de lítio, apesar de haver empresas pioneiras em reciclagem e reutilização de baterias no Brasil. A inclusão dos veículos elétricos neste imposto vai contra a tendência global de transição para a mobilidade elétrica e pode prejudicar o desenvolvimento do setor no país.